A ansiedade pode parecer incapacitante, mas a boa notícia é que há muitas coisas que você pode fazer para se ajudar diariamente. Tudo o que é feito de forma consistente pode realmente mudar a química do seu cérebro (neuroplasticidade), algo que eu promovo constantemente.
Aqui estão algumas estratégias que você pode fazer para se ajudar.
1. Obtenha clareza
Antes que possamos mudar qualquer coisa, precisamos trazê-lo à consciência.
- O que está causando sua ansiedade ?
- Uma pessoa / situação / pensamentos negativos em geral?
- O que você quer poder fazer / sentir?
2. Ruminação
O maior fator negativo das pessoas ansiosas é que elas ruminam; eles constantemente imaginam o pior ou separam algo que aconteceu e continuam refletindo sobre o assunto várias vezes e se culpam, ou culpam outra pessoa.
Quando algo acontecer, tente dizer a si mesmo “pare” , apenas para interromper o antigo padrão mental. Pergunte a si mesmo: “há algo que eu possa fazer sobre isso agora?” Se a resposta for sim e o resultado disso for positivo, então faça. Se a resposta for não, diga a si mesmo em voz alta; “bem, então vou continuar meu banho, continuar saboreando minha comida…” e se conecte ao momento presente e aproveite-o completamente.
Diga a si mesmo que não há nada que você possa fazer. É claro que, cinco segundos depois, sua mente do ego entrará em ação e lhe dirá o “sim, mas e se …”. No entanto, observe o pensamento e diga a si mesmo novamente (em voz alta) “se isso acontecesse, eu lidaria com isso então” , “mas agora estou fazendo …” e esteja presente no agora. Escolha se concentrar em um novo pensamento / ação, mesmo que você precise voltar a fazê-lo 20 vezes em um minuto. Esse exercício realmente me ajuda a controlar a ansiedade em vários momentos.
3. Respire

Pergunte a si mesmo, pensando na situação – isso fará eu me sentir melhor ou pior? Se for pior, substitua o sentimento primeiro, então:
Inspire pelo nariz e expire pela boca lentamente, faça sua expiração mais longa do que a inspiração. Isso acalma seu sistema nervoso simpático. Mantenha a língua solta na boca.
4. Separe o passado
As pessoas que conseguem avançar rapidamente de um evento / situação perturbador obtêm aprendizados / percepções e deixam o ‘lixo’ (coisas que se depreciam) no passado. Pensar; “Eu aprendi algo, ótimo, agora siga em frente”.
5. Evite o idiota interior
Você sabe, aquele que diz que tudo é culpa sua, isso sempre acontece com você, porque você não se acha é bom o suficiente / digno / valioso. Então você começa a acreditar e reforça.
Em vez disso, escolha um pensamento alternativo no qual gostaria de acreditar em si mesmo. Note, eu disse que você ia gostar de acreditar, você ainda pode não acreditar ainda, mas você tem que começar em algum lugar para condicionar o novo pensamento em sua mente. Você pode escolher: “Eu sou suficiente, eu sou inteligente, eu sou importante, eu sou incrível” . Faça afirmações curtas e simples para começar.
6. Desafie o pensamento negativo
Pergunte a si mesmo 30 vezes por dia ” está realmente acontecendo o que eu acho que está acontecendo ………., como eu sei?”. Acostume-se a desafiar sua conversa negativa. Onde estão as evidências concretas de que ninguém gosta de você? Mesmo que o mundo inteiro não gostasse de você, então …?
As pessoas se esforçam mais para não perder algo do que para ganhar algo. Basicamente, isso significa ficar preso – bem, isso é empoderador em sua vida? Provavelmente não, então siga em frente, apenas uma pequena mudança, por exemplo, dizendo a si mesmo que não precisa ter a aprovação de todos, só precisa começar a se auto aprovar. Você tem que colocar em prática, é preciso compromisso, consistência e fé.
7. Volte ao agora
Quando nos sentimos incertos, sobre aquela reunião, o feriado, na pandemia, com o relacionamento, etc., saltamos do agora para o futuro. A ansiedade é uma emoção baseada no futuro; volte seu pensamento para o agora. Continue fazendo isso até que seja condicionado ao seu sistema nervoso e se torne um hábito.
8. Em que você foca
Eu digo isso para quase todos os clientes com quem trabalho, independentemente do problema. Se você se concentrar no que está errado, na falta ou no que não tem, adivinhe, sim, você se sentirá mal; então mude o foco, pense de maneira positiva. Em vez de pensar eu não quero engordar pense: eu quero me manter saudável. É simples não é?
9. Aprecie menos a zona de conforto
Lembre-se de que qualquer uma das estratégias acima o levará para fora da sua zona de conforto, é preciso trabalho e energia mental diferente, o cérebro é preguiçoso e sempre procura atalhos, por isso é preciso estar realmente comprometido para isso. O crescimento pessoal chega ao limite da sua zona de conforto; portanto, qualquer desconforto, ótimo , significa que você está se desenvolvendo e crescendo, maravilhoso , agradeça a si mesmo pelo seu trabalho, ninguém mais pode fazer isso por você!
10. Escolhas
Você sempre tem escolhas. Você realmente quer continuar repetindo esses padrões? De se preocupar em ser julgado negativamente ou ficar pensando em algo terrível que possa acontecer? É a sua percepção de qualquer evento, situação ou pensamento, que é crucial, porque você dará um significado negativo ou positivo ou neutro. Portanto, escolha com cuidado as palavras que você fala para si mesmo e as imagens que você cria na sua mente, pois isso impactará em como você se sente e como responde a tudo isso.
Como a Hipnoterapia pode te ajudar?
A maioria das pessoas que tendem a estar ansiosas se preocupa com o que as pessoas pensam delas; a necessidade de aprovação é tão forte; quando, na verdade, a única aprovação que realmente deveriam querer é a própria aprovação!
O medo de não sermos amados, suficientes, aceitos ou aprovados por todo o mundo é irrealista, e isso veio de uma programação que adquirimos lá na nossa infância. E o tempo todo o nosso subconsciente está tentando nos proteger.
Você é uma pessoa fantástica e não tem ideia do seu verdadeiro valor. A ansiedade e o estresse nos roubam nosso poder, mas se você começar a usar sua mente a seu favor, não contra você, então começará a mudar o cérebro, com a hipnoterapia você pode encontrar a raiz dos seus problemas, trata-la e se reconectar de maneira mais positiva! As pessoas se sentem tão aliviadas quando passam por esse processo e entendem que não terão mais os sintomas pois a causa já foi tratada.
Você pode assumir o controle da sua vida, você pode absolutamente tudo.
Quer aprender a controlar a sua mente e acabar com a insônia de uma vez por todas?
Entre em contato conosco e agende uma avaliação gratuita
(11) 94226-3663 Instituto Hypnos – Hipnoterapia avançada.