A doença neurológica funcional (DNF) é uma condição na qual há um problema com o funcionamento do sistema nervoso. Na verdade, não é um problema físico, mas afeta como o cérebro e o corpo enviam e / ou recebem sinais. Quando testes como ressonância magnética (RM) são realizados no paciente, nenhuma doença física é encontrada.
É visto com bastante frequência nos departamentos de Neurologia em todo o mundo.
Quais são os sintomas?
Os sintomas podem incluir:
- convulsões não epilépticas
- fraqueza
- cegueira
- espasmos
- apagões e dificuldades sensoriais
Outras condições semelhantes ao DNF são:
- convulsões não epilépticas
- doença de somatização
- doença de conversão (onde o estresse no corpo é convertido em sintomas físicos, primeiro descrito pelo psicólogo Freud).
Freud foi um dos primeiros psicólogos a notar que o trauma poderia causar ‘histeria’ ou sintomas físicos. Acredita-se que o DNF possa ser o resultado de algum tipo de trauma, seja de acidente ou trauma emocional. O trauma fez com que o sistema nervoso funcionasse de maneira incorreta. O diagnóstico pode ser muito perturbador para quem sofre, pois pode sentir que ninguém acredita neles ou que tudo está na cabeça deles. Obviamente, isso não é verdade e os sintomas do DNF são muito reais e debilitantes.
Por que o trauma causa esses sintomas?
No livro de Bessel Van Der Kolk, ‘O corpo mantém a pontuação’, o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é explicado como causado por um incidente de perigo, onde sentimos que não podemos escapar ou expressar luta ou fuga. A energia de luta ou fuga pode ficar presa no corpo, causando consequentemente sintomas crônicos. Situações que podem nos levar a ficar presos ou sem controle, podem ser estupros, acidentes, ver um ente querido morrer ou sofrer, traumas de infância, humilhação, a lista é considerável.
Infelizmente, o tratamento é limitado no sistema de saúde devido à falta de pesquisa e dinheiro disponíveis para tratamentos como terapias psicológicas e fisioterapia. As listas de espera são longas e não há muitos departamentos especializados do DNF em todo o país. Os departamentos do DNF existentes possuem listas de espera muito longas.
Em um sistema de saúde como o nosso, os pacientes acabam procurando tratamentos particulares para obter ajuda. Os tratamentos que podem ajudar o DNF são hipnoterapia e dessensibilização e reprocessamento dos movimentos oculares. A Hipnoterapia pode ajudar liberando o trauma da mente e do corpo e treinando o subconsciente a pensar de uma maneira mais positiva e focada no exterior. É muito útil na hipnoterapia fazer com que o cliente se veja bem e sem sintomas. Como a mente não pode dizer a diferença entre algo imaginado e real, que foi cientificamente comprovado pelo uso de exames de ressonância magnética, a mente e o corpo podem aprender novas maneiras de fazer as coisas dessa maneira.
O EMDR é um tratamento altamente pesquisado para TEPT. Utilizado em conjunto com a hipnoterapia, ele pode integrar memórias de trauma ou traumas que são a causa do DNF e ajudar a mente e o corpo a aprender que o trauma se foi e no passado e que eles estão seguros agora. Retornando o corpo e a mente para um lugar seguro e calmo – consequentemente, retornando o sistema nervoso ao funcionamento normal também.
Se você está tentando controlar os sintomas da DNF, trabalhar com um hipnoterapeuta pode ser benéfico para você.
Entre em contato conosco e agende uma avaliação gratuita
(11) 94226-3663 Instituto Hypnos – Hipnoterapia avançada.