Quando você está achando a vida um pouco difícil, pode ser difícil saber o que fazer ou onde procurar ajuda. Se você tem um membro quebrado ou um sintoma físico, talvez pareça um pouco mais óbvio que é necessária ajuda, e podemos nos sentir mais à vontade em ligar para o nosso médico ou ir ao hospital.
Com problemas emocionais e problemas de saúde mental, muitas vezes pode parecer muito difícil saber o que fazer e para onde ir.
Muitas vezes, pode demorar um pouco para chegar a um acordo com o fato de que precisamos de ajuda e, quando precisamos, podemos nos sentir inseguros. O que realmente está errado? Estou lutando o suficiente para pedir ajuda? Eles vão pensar que eu sou bobo? Alguém realmente será capaz de me ajudar?
Também pode haver, na mente de muitas pessoas, apesar do aumento da discussão sobre saúde mental, um sentimento de vergonha ou vergonha. Eu falhei? Eu sou fraco?
Deixe-me tranquilizar você agora – não há fraqueza e, certamente, não falha quando se trata de nossa saúde mental. Todos temos momentos em que a vida pode ser uma luta emocional e você está absolutamente fazendo a coisa certa ao procurar ajuda. Você será levado a sério, e qualquer profissional fará o possível para que você se sinta à vontade.
Os primeiros passos
Eu sempre aconselho qualquer pessoa que tenha dificuldades com sua saúde mental a marcar uma consulta com seu médico ou médico da familia se tiver um.
Uma boa idéia é fazer marcar em um pedaço de papel ou no telefone alguns pontos sobre como você está se sentindo. Isso significa que você não tem o estresse adicional de tentar se lembrar do que quer dizer. Quando estamos chateados ou ansiosos, pode ser fácil esquecer informações vitais que ajudarão a obter a ajuda de que precisamos.
Pode ser que o seu médico o encaminhe a um psicoterapeuta, psicologo ou terapeuta , e isso é ótimo.
No entanto, pode ser que você decida procurar ajuda de um terapeuta em consultório particular. Isso pode ser por todos os tipos de razões, mas pode parecer um pouco assustador se você não tiver feito isso antes. Que tipo de terapeuta você escolherá? Como você saberá se eles sabem o que estão fazendo? Como você pode encontrá-los?
Escolhendo o terapeuta certo
Existem muitos tipos diferentes de terapeutas – conselheiros, hipnoterapeutas, psicólogos e uma infinidade de outras escolas de prática. Toda terapia funciona para alguém, mas nem toda terapia funciona para todos. Trata-se de preferência pessoal, profissionalismo e, principalmente, confiança e relacionamento.
A primeira coisa que eu sugeriria, depois de falar com o seu médico, é procurar recomendações pessoais de pessoas em quem você confia. Um amigo ou membro da família conhece algum bom terapeuta? Falar com alguém em quem você confia e que já tem experiência pessoal de um terapeuta pode ser um bom começo.
E, no entanto, às vezes não queremos falar sobre nossos problemas para as pessoas ao nosso redor. Podemos nos sentir envergonhados ou simplesmente não estar prontos para compartilhar como estamos nos sentindo. Portanto, o próximo passo é analisar o tipo de terapia que achamos que pode ser adequado para nós. O fato de você estar neste site – implica que a hipnoterapia é provavelmente algo pelo qual você se sente atraído.
Então, o que é hipnoterapia? Existem muitos artigos interessantes neste site que detalham os diferentes tipos. Então você pode explorar um pouco mais as outras publicações de sentir necessidade de mais informações sobre o processo.
Invista tempo pesquisando terapeutas em sua região e veja suas qualificações. Quanto tempo eles passaram estudando, quais as suas formações? Quais linguagens terapêuticas eles utilizam, eles acompanham fazem reciclagem e novos treinamentos? Qual sua experiência?
Escolha alguns terapeutas diferentes que gostar e consulte seus sites, verificando os detalhes de qualificações, treinamento, honorários e lendo avaliações de clientes antigos. Tente sentir quem é o terapeuta. Quando você se sentir pronto, é uma boa ideia entrar em contato com eles e marcar uma conversa. A maioria dos terapeutas terá prazer em marcar um horário para conversar ou fazer uma avaliação gratuitamente, onde você pode fazer qualquer pergunta que possa ter uma ideia se deseja trabalhar com eles.
Mais uma vez, elabore algumas perguntas que você gostaria de respostas. Não deve haver obrigação neste momento – é apenas parte de sua pesquisa. Qualquer profissional terá prazer em responder às suas perguntas e explicar como o processo funciona.
Mergulhando
Em um determinado momento, você terá todas as informações necessárias e será confrontado com a decisão de quem escolher. Tome seu tempo com isso. Não se apresse. Você precisa se sentir confortável com sua escolha e precisa confiar no terapeuta para trabalhar com você no seu ritmo, com seus melhores interesses no coração. É sobre você e é uma decisão importante a ser tomada.
Portanto, ligue ou envie um e-mail para a pessoa que você escolheu e comece a jornada para se sentir melhor. Pode ser uma experiência absolutamente gratificante que muda a vida e deixa você com habilidades de vida para o futuro. Nem sempre é uma jornada linear – às vezes você pode dar dois passos à frente e depois um passo atrás – mas quando você encontra a pessoa certa para trabalhar, ela pode apoiá-lo e guiá-lo nos momentos difíceis para um lugar onde você pode ser um versão nova e mais feliz de você